Site Meter O Sentido da Cruz | Fé, Ciência e Etc.

Páginas

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

O Sentido da Cruz

 Igreja de Nossa Senhora de Fátima, Lisboa.
O que significa a cruz para você?
Que sentido ela tem na sua vida?
Padre Pio de Pietrelcina sabiamente dizia que "o sofrer é de todos", mas "o saber sofrer é de poucos". Todos sofremos, todo ser humano tem algum sofrimento em sua vida, mas é muito comum pensarmos que somos a pessoa que mais sofre no mundo ou até agirmos como se só nós sofrêssemos. Temos a mania, na hora da dor, de pensar que todas as maldições do mundo estão apontadas para "eu" e que a grama do vizinho é sempre mais verde. Quando mais atentos e sinceros, no entanto, percebemos que todos sofrem, inclusive seu vizinho do jardim bonito - e certamente há alguém sofrendo mais do que você, que agora pode ler este texto.


Os jardins bonitos sempre estão nos programas de TV: as câmeras invadem as casas dos "famosos" e milionários para mostrar como a vida deles parece ser é legal. Quando você vê depois, na revista de fofoca, que um deles foi preso ou internado por causa de depressão, você pensa: "ah! Mas se fosse eu no lugar dele, seria diferente"...

Nas estradas da vida, conheci pessoas que têm a semana lotada de festas, estão a quase toda hora sorrindo e dançando; mas, quando chegam em casa, tomam o remédio controlado e se trancam no quarto para chorar.

O paganismo diz que você tem que buscar as criaturas que lhe fazem feliz, o que quer dizer que a felicidade está nas criaturas. O cara se mata de trabalhar para juntar dinheiro para um final de semana em Fernando de Noronha porque ele acha que vai ser feliz nesse momento. O romântico faz de tudo para agradar a sua paixão, mas, se um dia ele a perde - ou descobre que nunca poderá conquistá-la -, ele perde (também) o rumo da vida. O Cristianismo, porém, me ensinou - me guiando nas primeiras estações de minha própria via crucis - que, para nos relacionarmos com as criaturas, nós já deveríamos estar felizes. Você não deveria ir ao trabalho para buscar, nele próprio ou em seu salário, a alegria: você deveria ir ao trabalho porque já está alegre. É uma felicidade que vem de dentro...

Sidney, Austrália.

Mas como chego a essa felicidade? Qual é a sua fonte? Só há um ser que pode nos dar essa verdadeira felicidade: Deus. Para a criatura ser feliz é preciso que ela esteja em comunhão com o Criador. Assim, ela estará em Deus, e Deus estará nela. Nessa condição, a criatura encontra em seus semelhantes um meio de encontrar o Criador, e ela própria é um canal da bondade e da felicidade de Deus para as outras criaturas.

Tudo que está de errado no mundo se deve justamente às pessoas buscarem a felicidade no mundo, ao invés de encontrá-la em Deus e trazê-la para o mundo.

Mas o que fazer para alcançar a comunhão com Deus? Depois do pecado original, de toda essa bagunça que a gente já fez, só há um caminho: o único caminho que nos leva de volta para Deus é a Cruz. O próprio Deus, infinitamente misericordioso, veio, como ser humano, ao nosso meio onde foi pregado, literalmente, a uma cruz e, assim, foi o primeiro homem a mostrar o que os outros deveriam fazer para voltar a seu Criador. Aquilo que para os judeus era escândalo e para os pagãos era loucura (I Coríntios 1,18), aquilo que parece ser o fim, ou a própria perdição, para os descrentes, tornou-se, para os cristãos, não somente um símbolo, mas o seu meio de salvação.

Qual o significado da cruz na sua vida? O que significa a cruz para você?

Penitenciária Juvenil de Recife/PE.
Aquela doença para qual não se descobre cura, aquele tratamento doloroso e incomodo que tem de ser feito; aquele trabalho degastante; aquela gravidez indesejada, aquele filho especial ou aquele idoso que você tem de cuidar; aquele pai alcoólatra que bate em você e na sua mãe; aquela falta de dinheiro ou mesmo de alimento; o "bullying", os preconceitos que as pessoas tem contra você, aquele irmão que se mete demais na sua vida; a garota que não te quer ou aquele garoto com quem você tanto quer "fazer amor", mas não deveria...

Tudo isso e muito mais pode ser a sua cruz. Através dessas coisas Deus pode derramar graças na sua vida; Deus não permitiria esses amargos "limões" se não nos permitisse ser capazes de transformá-los em saborosas "limonadas". Através desses sofrimentos, dos menores aos maiores, poderemos encontrar o próprio Deus, fonte da Verdadeira Felicidade, a Verdadeira Alegria  dos homens. Mas para isso é preciso "abraçar a cruz"; ao invés de inevitavelmente fugir do sofrimento, é preciso aceitá-lo como uma missão.

Serei capaz disso? Existem histórias reais de pessoas que provaram ser possível, a exemplo de Cristo, passar pela cruz. A vida dos santos é a prova concreta. Não estou falando aqui do "testemunho" que você pode ter ouvido hoje a tarde ou de madrugada (ou a qualquer hora!) no programa de algum "apóstolo", estou falando da vida histórica e documentada de homens e mulheres que tiveram a presença de Deus, da verdadeira felicidade, na sua vida.

Você pode não acreditar nos milagres do Padre Pio ou de Santa Rita, mas de uma coisa você pode ter certeza: os santos foram (e hoje são muito mais) bem mais felizes que tantos desses "famosos" e milionários; eles, que aceitaram sua cruz, os sofrimentos que chegavam em suas vidas - dos quais extraiam o bem e sua própria santidade.

Criou-se em nosso tempo o estereótipo de que os santos são tristes - talvez por causa de seus sofrimentos e sua atitude em aceitá-los. Mas o que acontece é justamente o contrário! Conheça-os (e para os católicos isso vai além de ler sobre eles) e descobrirá que era uma virtuosa e misteriosa alegria interior que os ajudava a alcançar seus heroísmos. Santos são os imitadores de Cristo, portanto não poderiam deixar de passar pela cruz.

Infelizmente, em certas "igrejas" nem se fala em santos, enquanto se busca, a todo custo e dízimo, fugir da cruz. Diria que buscam a Cristo sem a cruz, mas sequer buscam a Cristo: buscam somente seus milagres...

Não podemos ir à igreja pelo mesmo motivo que os pagãos vão às loterias! A igreja é um lugar especial para pedirmos a Deus a força e o dom dessa misteriosa alegria, que nos ajudarão a carregar a nossa cruz de cada dia até quando Ele quiser. Num encontro cristão de jovens, de casais, de dependentes químicos é possível ver que todos sofremos, embora os sofrimentos sejam diferentes; e assim poderemos nos ajudar, uns aos outros, em nossos calvários.

Cracolândia, São Paulo/SP.

Essa é a resposta para você que pergunta o porque dessa dor; essa a resposta para você que está em depressão; a resposta para você que não é capaz de olhar ao lado e ver que o outro também sofre (a diferença dele talvez seja a atitude ante o sofrimento); está aqui a resposta para você que acha que sua vida não vale nada e quer acabar com ela. Olhem para Cristo! Olhem para a Cruz! Olhem, e encontrarão o sentido de suas vidas.

Meu irmão, minha irmã, você não está só. Há bilhões de pessoas que sofrem, como você - umas mais, umas muito mais, outras menos, outras igualmente. Todos sofrem. O próprio Deus, quando veio ao mundo, sofreu. Você é chamado agora a dar um sentido ao seu sofrimento. Há, entre esses bilhões, uma multidão de pessoas que decidiu abraçar seu sofrimento como uma missão, o meio de encontrar a tão almejada felicidade.

Desde a década de 80, circula pelos diversos países do mundo uma cruz de madeira de 3,8 metros de comprimento. Junto dela vem a imagem de uma mãe ternurosa: a Mãe que o Crucificado deu aos seus irmãos, para que aqueles que também se dispuserem a carregar a própria cruz tivessem um alento nas horas de dor e cansaço.

Carregando uma cruz visível, jovens do mundo inteiro lembram que também deveríamos carregar as nossas cruzes invisíveis. Essa cruz fortalece os laços entre os que abraçaram seu calvário; ela une os católicos - assim como une quem a enviou. Essa cruz esteve em minha cidade nos dias 11 e 12 de janeiro de 2012. Sobre essa experiência escreverei em breve.

Maceió/AL, 12 de janeiro de 2012.

Que significa a cruz na sua vida? Qual é a sua cruz?

0 comentário(s):

Postar um comentário

Ao comentar, esteja atento se seu texto tem a ver com o assunto do post. Todos os comentários passam por moderação, exceto os anônimos, que são automaticamente deletados. Obrigado. ;-)