Site Meter Sites onde os católicos podem tirar suas dúvidas sobre fé | Fé, Ciência e Etc.

Páginas

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Sites onde os católicos podem tirar suas dúvidas sobre fé

Umas três pessoas já aparecem aqui no blog fazendo questionamentos sobre fenômenos ocorridos nos grupos de oração carismáticos. Semana passada recebi, através do formulário de contato do blog, um e-mail de uma senhora inconformada com a não aceitação de setores de sua paróquia em relação ao "repouso no Espírito Santo".
 
Já postei uma série sobre o assunto aqui - inclusive a pedido de um leitor. Acontece que nem sempre eu vou poder fazer isso. Nesse caso, eu procurei ajuda de alguém mais preparado. Enviei um email ao Prof. Felipe Aquino, que me respondeu com dois textos. A medida que eu ia os lendo, ia organizando suas ideias e postando-os em parte no blog com alguns comentários meus.
 
Talvez, se eu reler aqueles textos hoje, não concorde com tudo. Os mantenho publicado, porém, porque a Igreja ainda não tem uma posição oficial sobre o assunto e o trabalho de Pe. DeGrandis é o material mais extenso que eu conheço sobre esse fenômeno. Sugiro a leitura de um comentário do Pe. Léo sobre o comportamento de certos carismáticos.
  • Migrei a série de posts sobre o repouso no Espírito Santo para meu outro blog: o Oitão.
Aos leitores que me enviam perguntas do tipo, peço que recorram a pessoas mais capacitadas. Veja página "Sobre", não sou nenhum doutor em teologia, só um jovem católico curioso (rs). Nem sempre tenho tempo e competência para responder a certos questionamentos.

Mas não vou deixá-los sem ajuda. Abaixo estão sites onde vocês podem receber boas catequeses e tirar dúvidas.

Dominus Vobiscum http://domvob.wordpress.com/
Carlos Eduardo, ex-missionário da Canção Nova, mantém um blog "cuja finalidade é ajudar católicos menos esclarecidos na fé a conhecer a Doutrina da Santa Igreja Católica Apostólica Romana". "Eu penso que a Santa Igreja com seus 2.000 anos tem muta riqueza que pode e precisa ser explorada pelos católicos", diz ele. É um blog catequético e muito organizado, mas seu foco não é responder perguntas de internautas.

Veritatis Splendor http://www.veritatis.com.br/
O site é mantido por leigos que divulgam a doutrina católica pela internet. Contém muitos artigos sobre os mais variados temas relacionados com a fé católica. Eles também disponibilizaram, nesta página, o acervo da revista "Pergunte e Responderemos" de Dom Estêvão Bettencourt. Infelizmente, segundo o twitter do apostolado, o site deixará de ser atualizado este ano. Mas  a página continuará no ar com todo o conteúdo já existente.

É a editora do Prof. Felipe Aquino, da Canção Nova. No seu site, você encontra artigos sobre a tradição e a história da Igreja, documentos do Vaticano e explicações sobre dúvidas comuns entre os católicos. Há uma página só com perguntas e respostas.

Christo Nihil Praeponere  http://padrepauloricardo.org/
Se as questões forem mais complexas e profundas é melhor recorrer a um padre. Pe. Paulo Ricardo, ao meu ver, é um grande filósofo e conhecedor da Teologia. As perguntas enviadas por internautas são respondidas num podcast semanal chamado "Parresia". Site de excelente qualidade.

Frei Clemente Rojão http://freirojao.blogspot.com/
Sabe aquela pergunta que você acha ridícula demais para fazer? Frei Rojão não tem frescura. O frade, que para alguns é um "fake" religioso, responde sobre a doutrina católica com muito bom humor.
Fiquem com Deus!

2 comentário(s):

Douglas

Bom dia!

Meu nome é Douglas e gostaria de saber como posso fazer meus votos de consagração para ser escravo de maria, comprei o tradado da verdadeira devoção, mas sou começar a ler quanto tirar minhas duvidas em questão

Unknown

Meu nome é Helena gostaria de tirar umas duvidas sobre o casamento na igreja católica alguém pode conversar comigo??

Postar um comentário

Ao comentar, esteja atento se seu texto tem a ver com o assunto do post. Todos os comentários passam por moderação, exceto os anônimos, que são automaticamente deletados. Obrigado. ;-)