Site Meter Eu vi um santo | Fé, Ciência e Etc.

Páginas

domingo, 31 de janeiro de 2010

Eu vi um santo

Ouvi a notícia pelo rádio: "dia 23, as relíquias de Dom Bosco estarão em Maceió". Não sabia praticamente nada sobre ele; só sabia que tinha alguma relação com jovens. Na verdade, nem sequer entendi o que o anunciante queria dizer com "relíquias".
 
Fiquei curioso. Fiz, então, uma breve pesquisa sobre a vida do santo. Soube que foi construída uma urna para transportar os restos de seu braço direito pelos cinco continentes. A peregrinação é uma preparação à comemoração dos 200 anos do nascimento de São João Bosco, que ocorrerá em 2015 na Itália.

Chegado o dia, peguei alguns amigos do grupo jovem da minha paróquia e partimos para catedral, onde estavam as relíquias.

Janeiro2010_I 041

Próximo a urna, pude ler a inscrição "DA MIHI ANIMAS", da frase "dai-me almas e ficai com o resto". Se você procurar pela etimologia da palavra "alma", verá que tem origem do termo latino "anǐma". Alma, portanto, é aquilo que dá ânimo, que dá movimento, aquilo que dá vida. No momento, traduzi a frase como "Dai-me ânimo". Obviamente, o santo queria dizer outra coisa, mas essa interpretação me levou a uma interessante reflexão.

Nos poucos minutos que passei pela urna pedi intercessão de Dom Bosco; pedi por ânimo aos jovens – que muitas vezes somos "velhos" e sem vida –; pedi a Deus que nos fizesse sempre jovens, no sentido de que estes são cheios de ânimo, força e vitalidade.

Posso dizer que os santos são um grande exemplo de vitalidade – não só no sentido físico, mas especialmente no espiritual. Eles foram cheios de vida, pois se apegaram ao Senhor - "Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em ambundância" (João 10,10). Eles lutaram até o fim pela vontade de Deus sem reclamar de dores nas costas – mesmo quando eles realmente as tinham. Eles foram cheios de vida, cheios de "ânimo", foram tão vivos que nem a morte foi capaz de lhes tirar a vida. E é isso o que faz as pessoas buscarem aquela mão de defunto: é um sinal daquele que a deixou, mas está vivo "em algum lugar". Os cristãos buscam o ânimo, a vida que esses bem-aventurados canalizam de Deus.

Para mim, os santos são uma das coisas que me fazem acreditar na vida; que me fazem acreditar que ainda há esperança. Eles são o exemplo, posso dizer até que a prova de que é possível ser um bem-aventurado, que é possível fazer a vontade de Deus até o fim… de que é possível chegar ao Céu.

São João Bosco – e santos todos –, rogai por nós!
  • As relíquias já estiveram em Porto Alegre, São Paulo, Campo Grande e Belo Horizonte. O site Dom Bosco no Brasil tem todas as informações sobre o intinerário da urna.
  • Os sites Wikipédia e Lepanto (católico) trazem um pouco da história de Dom Bosco.
Este post também se encontra no blog o Oitão.

1 comentário(s):

Anônimo

Eu sou mto fã de Dom Bosco. E sempre que me lembro dele acredito que posso também me tornar santa, vide que o gênio dele era muito bravo como o meu... hehehhe

Postar um comentário

Ao comentar, esteja atento se seu texto tem a ver com o assunto do post. Todos os comentários passam por moderação, exceto os anônimos, que são automaticamente deletados. Obrigado. ;-)