Site Meter A voz dos cristãos no Twitter | Fé, Ciência e Etc.

Páginas

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

A voz dos cristãos no Twitter

O Twitter entrou na História e os cristãos já constroem sua própria história nessa rede social. A seguir, relembramos cinco momentos em que a cristandade brasileira recorreu a ela para mostrar o que pensam - e, no final do post, um convite para o próximo "twittaço"!

Recordações
Alguns exemplos de campanhas e movimentos cristãos na Twittosfera.

1. Uma grande movimentação cristã brasileira no Twitter ocorreu em 2010, ano das eleições para presidente da república. A onda de protestos contra o PT e sua candidata Dilma Rousseff, principalmente por causa de seus envolvimentos com a promoção do aborto no Brasil, usou, entre outras, a ousada tag  #bandodecovardes, tirada de uma pregação em que o Pe. José Augusto, da TV Canção Nova, se dirigia aos que não tinham coragem de contradizer o partido. Os protestos online ganharam visibilidade na grande imprensa e seus responsáveis ficaram conhecidos como os seres dos "porões da internet".


2. Em fevereiro de 2011, o site Teísmo.Net, em parceria com o blog Quebrando o Encanto do Neo-Atéismo, lançou a campanha "Ciência não é contra religião!". Banners apresentavam cientistas que tiveram grande importância para a história da ciência e eram religiosos. O jornalista adventista Michelson Borges levou a ideia para o Twitter: a etiqueta da campanha era #religiaoeciencia.


3. Diz o Wagner Moura, em O Possível e O Extraordinário, as "pessoas castas são as que mais facilmente viram assunto na roda de amigos (e nem tão amigos assim). Todo mundo dá palpite na vida de quem NÃO faz sexo. Muito mais do que dá palpite na vida de quem faz".
No 4 de julho de 2011, dia do bem-aventurado Pier Giorgio Frassati, cristãos de todo o País resolveram sair do armário e ir ao Twitter dizer: "quero ser virgem até o casamento", "#EuEscolhiEsperar em Deus". A explosão de mensagens teve origem evangélica, mas defendia algo que todos os cristãos (sérios) concordam: a responsabilidade sobre nossa sexualidade, que é um dom nos dado por Deus.

  • Confira reportagem da Revista Galileu sobre o movimento.
4. 20 de novembro: era um domingo. Eu acabara de chegar da Missa quando me deparei com uma movimentação diferente na minha timeline. Eram católicos falando justamente sobre ela, a #Missa. Com muito bom humor, eles reprovavam os abusos litúrgicos, a falta de respeito e a visão distorcida que muitas vezes temos para com as celebrações eucarísticas. Os tweets não chegaram aos Trending Topics (os tópicos mais comentados do serviço de microblogging) - até porque provavelmente não havia essa intenção - e se desenvolveu de maneira bastante espontânea.


5. Já no final de 2011, católicos alavancaram uma campanha que foi aderida até pelos torcedores do Corinthians. Revoltados com a imparcialidade travestida de diversas matérias da emissora de Edir Macedo - destacando essa aqui -, brasileiros tuittam que talvez fosse melhor um #BrasilsemTVRecord.
Aqui só consultei minha memória e certamente esta lista não está completa. Comente e diga o que faltou!
  • ATUALIZAÇÃO (16/01/2012): @mino_neto10 relembrou o twittaço #CançãoNovaSemPT, que conseguiu tirar os petistas Edinho Silva e Gabriel Chalita da TV Canção Nova. Veja o comentário dele.
Próximo twittaço: #JMJ2013EuApoio !

Carlos Eduardo, do blog Dominus Vobiscum, está confiante de que a Jornada Mundial da Juventude do Brasil, em 2013, vai superar as primeiras expectativas, mas para isso é preciso divulgá-la e motivar cada vez mais os católicos, em especial os jovens, a participar desse grande encontro:
"dia 16/01/2012 queremos fazer o primeiro twittaço convocando os católicos a apoiar a JMJ usando a tag #JMJ2013EuApoio. Fazendo isso, vamos mostrar as pessoas que teremos um evento único no nosso país e que todos são convidados. Se você tem um site católico ou blog, quero te convidar a neste mesmo dia fazer um texto sobre a JMJ e postar no seu blog. Use sua criatividade! Você pode falar das suas expectativas, pode entrevistar alguém que já esteve uma JMJ, pode fazer uma charge, pode postar músicas… A Idéia é que neste dia, possamos invadir a rede com a Jornada Mundial da Juventude."
Em resumo, a campanha propõe que, no dia 16 deste mês:
  • Se você tem um blog, crie um texto sobre a JMJ;
  • Se você tem twitter, entre no twittaço #JMJ2013EuApoio, às 14h.
Para mais informações, leia o texto completo. Vamos participar, irmãos, pois esse será um evento histórico!
  • Entenda o que está rolando no Twitter: desenvolvendo este post acabei descobrindo o TTBr.info, um site em que os usuários do Twitter podem explicar as hashtags que chegam aos Trending Topics - que muitas vezes são incompreensíveis a primeira vista.

2 comentário(s):

LITTERAE SANGUINE

Caríssimos amigos do blog "Fé, Ciência e etc", faço apenas uma ressalva ao texto: faltou discorrer sobre o Movimento #CançãoNovaSemPT que, em Novembro de 2011, teve seu início com a escalação do Deputado Petista Edinho Silva (PT) para um programa da CN, vindo a se fortalecer nacionalmente, após a publicação de dois artigos da lavra do jornalista católico Reinaldo Azevedo (Blogueiro da Revista VEJA) nos dias 15 e 16/11/2011. No dia 21/11/2011, o jornalista já anunciava o recuo da Canção Nova retirando todos os políticos de sua programação, frente o movimento #CancaoNovaSemPT na rede social do twitter. Essa última matéria do jornalista parabenizando os twitteiros católicos foi - nada mais, nada menos - que RT pelo próprio VATICANO (@PCCS_VA). Definitivamente, foi uma vitória dos católicos brasileiros que, acredito, se revelou um divisor de águas e um norteador para a Rede de Comunicação da Comunidade Católica Canção Nova.

Anônimo

Parabéns pelo texto e seja bem vindo!
Pax Domini

Postar um comentário

Ao comentar, esteja atento se seu texto tem a ver com o assunto do post. Todos os comentários passam por moderação, exceto os anônimos, que são automaticamente deletados. Obrigado. ;-)