Site Meter A blogosfera católica brasileira em 2011 | Fé, Ciência e Etc.

Páginas

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

A blogosfera católica brasileira em 2011

Achei importante fazer uma rápida retrospectiva sobre dois fatos importantíssimos para a blogosfera católica brasileira em 2011, sendo que o primeiro foi importante para blogueiros católicos de todo o mundo: o Vatican Meeting Blog e o Top Blog 2011.

Vatican Meeting Blog
Pela primeira vez, o Vaticano reuniu blogueiros católicos do mundo inteiro. O Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais convidou 150 blogueiros, de países diversos, para participar do evento em Roma, no dia 02 de maio de 2011. Foram selecionados três blogs do Brasil: Medidas de FéJovens Sem Fronteiras e O Possível e O Extraordinário.
A partir da esquerda: Thaisson Santarém e João Alves, do blog Jovens Sem Fronteiras, e Wagner Moura, do blog O Possível e O Extraordinário.

Apenas os autores dos dois últimos, estiveram no encontro. No blog O Possível e O Extraordinário, de Wanger Moura, há uma página inteiramente dedicada ao encontro, onde se registrou "tudo que pude reunir a respeito do Vatican Blog Meeting [...]: vídeos, links de posts, backup de tweets sobre o encontro, entrevistas e muito mais", nas palavras do blogueiro. Aqui, veja os posts que ele escreveu sobre o VMB.
Top Blog 2011
Desde 2008, o portal Top Blog premia todos os anos blogs brasileiros das mais diversas categorias. Eles são escolhidos por júri popular (voto eletrônico) e júri acadêmico. Os três primeiros lugares (tanto os do júri popular como os do acadêmico) recebem o certificado e um selo eletrônico; o primeiro, além disso, recebe o troféu de melhor blog.
Entre os vencedores da categoria "Religião", seis são católicos: Leitura Orante, Tem Jeito (dos apresentadores da TV Canção Nova Cleto Coelho e Carla Astuti), Catecismo Jovem e os já conhecidos por aqui Tubo de Ensaio (sobre ciência e religião), Dominus Vobiscum (notícias e catequese) e Deus lo Vult! (finalista tanto pelo júri acadêmico quanto pelo popular).
A partir da esquerda: Edson Carlos de Oliveira, do blog Sou Conservador sim, e daí?, Jorge Ferraz, do Deus lo Vult!, Marcio Antônio Campos, do Tubo de Ensaio, e Cadú (Carlos Eduardo), do Dominus Vobiscum recebendo a premiação.

Que outro acontecimento em 2011 foi marcante para a blogosfera católica do Brasil? Deixe seu comentário e fique com Deus.

2 comentário(s):

Unknown

Olá. Sou Edmar, proprietário do Blog Medidas de Fé (www.medidasdefe.com). É uma grande alegria fazer parte dessa retrospectiva. Oxalá que possamos ampliar os canais de evangelização na internet com pequenas iniciativas! Feliz 2012

Anônimo

Obrigado por mencionar aqui nosso blog. Essa parceria já vai em tempo né amigo! Quero aproveitar a visita para divulgar nosso 1º twittaço do ano. Gostaríamos da colaboração de todos os grandes blogs católicos! Para saber acesse: http://domvob.wordpress.com/2012/01/02/twittaco-jmj2013euapoio-fique-por-dentro/

Postar um comentário

Ao comentar, esteja atento se seu texto tem a ver com o assunto do post. Todos os comentários passam por moderação, exceto os anônimos, que são automaticamente deletados. Obrigado. ;-)